sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Gravidez na Adolecência


Gravidez na Adolecência


Gravidez na Adolecência


Métodos naturais,de abstinência ou comportamentais

os métodos naturais,de abstinência ou comportamentais baseiam-se na determinação do período fértil da mulher pela observação do seu ciclo menstrual.durante o período fértil,a mulher que utiliza exclusivamente esses métodos não poderá ter uma relação sexual completa(com penetração vaginal).

Tabelinha ou método do calendário 

Antes de utilizar este método,a mulher deve anotar durante alguns meses o primeiro dia da menstruação de  cada ciclo,para verificar se ele é regular e qual sua duração.devem ser observados,no mínimo,seis ciclos menstruais.
A ovulação geralmente ocorre 14 dias antes da próxima menstruação.sendo assim,uma mulher com um ciclo regular de 28 dias,ou seja,cuja,menstruação ocorre em intervalos de 28 dias,ovulará provavelmente no 14 º dia do ciclo.uma mulher com ciclo regular de 30 dias,por sua vez,ovulará no 16 º dia do ciclo e assim por diante.
o óvulo demora alguns dias para percorrer a tuba uterina em direção ao útero,e os espermatozoides conseguem sobreviver em torno de 3 dias no interior do sistema reprodutor feminino.sendo assim,o período fértil da mulher dura aproximadamente 9 dias,iniciando-se 4 dias antes da ovulação e terminando 4 dias depois dela.
Se a mulher tiver variação na duração dos ciclos menstruais,deverá,após observar a duração dos ciclos por 6 meses,subtrair 18 ciclos mais curto do período observado e 11 do ciclo mais longo.o resultado corresponderá ao início e final do período de abstinência sexual. 

Exemplo:
 ciclo mais curto observado:26 dias;        
 início da abstinência sexual:26-18=8 º dia do ciclo;
  ciclo mais longo:35 dias;                                                                                                              
 final da abstinência : 35-11 = 24 º dia do ciclo.

Por:Luiz André

ABSTINÊNCIA SEXUAL


''Definição:  É quando há a opção de privar-se de todas atividades sexuais. É uma decisão que é considerada “careta”, mas que exige muita coragem de quem dela toma partido, pois às vezes a mulher ainda não está preparada, o relacionamento não está maduro ou faz parte dos princípios morais e religiosos. Exige muita disciplina.
Modo de usar:
 - É importante abrir o jogo com o parceiro, explicando as razões pessoais que a levam a tomar esta decisão. Se o parceiro não compreender ou forçar a barra, vale a pena repensar se este é o parceiro ideal, pois sua opção tem que ser respeitada, você é livre para decidir a hora certa.
Vantagens:
- Não tem efeitos colaterais físicos.
- Não tem custo.
- Não afeta a fertilidade.
- Protege contra AIDS e outras DST (lembre-se há outros meios de contaminação).
Desvantagens:
- Precisa de muita disciplina e de colaboração do companheiro.
Contra-indicação:
- Não há.
Eficiência:
- É o único método anticoncepcional 100% eficiente. ''
Por:Luiz André

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

metodos....................................

Métodos anticoncepcionais comportamentais  




Os métodos anticoncepcionais comportamentais são ditos naturais ou de abstinência periódica, em que há abstinência sexual ou sexo protegido no período fértil. Os métodos usados são: a tabelinha, o método do muco, da temperatura corporal, coito interrompido, abstinência sexual e evitando a relação vaginal.
ABSTINÊNCIA SEXUAL
Definição: É quando há a opção de privar-se de todas atividades sexuais. É uma decisão que é considerada “careta”, mas que exige muita coragem de quem dela toma partido, pois às vezes a mulher ainda não está preparada, o relacionamento não está maduro ou faz parte dos princípios morais e religiosos. Exige muita disciplina.
Método da “Tabelinha”
Esse método calcula o período em que a mulher é fértil baseando-se na duração mínima e máxima dos ciclos menstruais observados durante um longo período de tempo. Para tanto, a mulher tem que prestar atenção e anotar a duração dos ciclos menstruais em um período de, pelo menos, seis meses. Esse método serve para mulheres que apresentam ciclos muito regulares, ou seja, com a mesma duração de dias, ou pelo menos sem grandes variações na duração.
Mulheres que possuem ciclos mais curtos ou mais longos, em que a diferença entre a duração do ciclo mais longo em relação ao mais curto está acima de dez dias, não devem usar a tabelinha. Isso porque o número de dias em que se deve manter a abstinência sexual aumenta muito e há maior probabilidade de falha pela dificuldade em cumprir essa abstinência.
Método da temperatura basal
Esse método exige que a mulher anote diariamente a sua temperatura basal, deixando o termômetro por cinco minutos. O valor dessa temperatura deve ser marcado em um gráfico com todas as temperaturas do mês. A ovulação faz com que a temperatura do corpo da mulher suba. Na ovulação a temperatura sobe de 0,3oC a 0,8oC por, em geral, três dias seguidos.

Para evitar a
gravidez, a mulher não deve ter relações sexuais desde o primeiro dia da menstruação até a queda da temperatura (após o aumento causado pela ovulação). Esse método não pode ser utilizado quando a mulher está com febre por outra razão que não a ovulação. Também não é um método muito eficaz e implica em longos períodos de abstinência sexual.
Método da observação das características do muco cervical
O muco cervical muda ao longo do ciclo menstrual. A mulher deve observar diariamente as características do muco para tentar identificar o período ovulatório. O muco aumenta em quantidade e fica mais gelatinoso (maior filância é o termo técnico empregado) no período ovulatório. A mulher deve evitar ter relações desde o primeiro dia em que o muco aparece até três dias depois da mudança do muco. A presença de leucorréia (corrimento vaginal) pode mudar as características do muco e interferir no resultado.
Coito interrompido
Coito interrompido é o nome que se dá à retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, impedindo a entrada de uma grande quantidade de esperma na vagina. O problema desse método é que mesmo antes da ejaculação já há liberação de secreção contendo espermatozóides viáveis. Portanto, há possibilidade de engravidar mesmo usando esse método


CLAUDIENE NUNES.

Métodos comportamentais

"São métodos tradicionais com baixa eficácia, mas ainda utilizados por algumas mulheres. Dados da PNDS 2008 (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde) mostram que 3% das mulheres usam os métodos tradicionais. Os métodos comportamentais usam a abstinência sexual no período do mês em que a mulher pode engravidar (período fértil). Vários são os fatores que podem indicar o período de fertilidade da mulher, como: as características do muco cervical, as alterações da temperatura basal ou o método da tabelinha."



http://saude.hsw.uol.com.br/metodos-contraceptivos4.htm

Por:Luiz André